5 ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR

11 de abril de 2019 por Temistocles Neto0

A ciência da alimentação saudável é um grande desafio para a maioria das pessoas. As informações são muitas vezes confusas e a publicidade em torno dos alimentos geram muita confusão. Palavras como “sem açúcar”, “natural”, “low fat” podem fazer parecer alimentos saudáveis onde muitas vezes não o são.

Abaixo uma lista de cinco alimentos “saudáveis” que você deve evitar:

1.Suco de fruta
A grande carga de frutose dos sucos de fruta fazem com que eles tenham um perfil tão ruim quanto os refrigerantes. Um estudo publicado na revista Nutrition em 2014 mostrou que a concentração média de frutose nos sucos de fruta é de aproximadamente 45,5g por litro – quase idêntica a dos refrigerantes que tem em torno de 50g de açúcar por litro.

2.Proteína de soja
Os alimentos a base de proteína de soja (uma vez que não é uma soja orgânica) possuem quantidades elevadas de glifosato, um elemento usado como pesticida. Essa contaminação do glifosato está ligado a problemas de saúde, principalmente se o consumo desses alimentos a base de soja for constante. O uso prolongado desses alimentos a base de soja estão associados a rinite alérgica, asma, câncer de mama, câncer do endométrio, hipotiroidismo e câncer de bexiga.

3.Adoçantes artificiais

Os adoçantes artificiais estão em diversos produtos alimentícios industrializados, como produtos diet, light e gomas de mascar por exemplo. Incluem: eritritol, isomalt, lactitol, maltitol, manitol e sorbitol. Embora frequentemente comercializados como naturais, esses edulcorantes passam por um processamento industrial intenso e também estão ligados a reações alérgicas.
Opções mais saudáveis são a stevia ou mel cru (com moderação).

4.Peixes de criadouros, como Salmão e tilápia
De certa forma comer alguns tipos de peixe de criadouros pode ser uma escolha extremamente nociva. Um estudo de 2016 descobriu que os níveis de omega-3 no salmão de cativeiro estão caindo rapidamente e são metade do que eram há cinco anos. Outra pesquisa verificou que os níveis de dioxina no salmão cultivado eram 11 vezes maiores do que aqueles em salmão selvagem. Esses poluentes ambientais estão ligados ao câncer e disfunção do sistema imunológico.

 

5.Pipoca de microondas
A pipoca de microondas é cheia de ingredientes questionáveis que jogam por terra o seu efeito benéfico como fonte de fibras. Os sacos para microondas são revestidos com perfluoroquímicos antiaderentes como perfluorooctano sulfonato (PFOS) e ácido perfluorooctanoico (PFOA), produto químico que é associado ao câncer. Além disso o aromatizante utilizado como “manteiga falsa” é o diacetil, composto associado a doença pulmonar grave se inalado em grandes quantidades.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ