A pessoa diabética pode comer fruta a vontade? Fruta é saudável?

14 de outubro de 2019 por Temistocles Neto0
WhatsApp-Image-2019-10-14-at-05.44.35-1200x1200.jpeg

A resposta a essa dúvida é a palavra moderação, que vale não só para as pessoas diabéticas mas para as pessoas em geral que buscam melhor saúde. Nenhuma pessoa pode comer qualquer alimento de forma livre, ilimitada.
As frutas são fontes de vitaminas, mas também de carboidrato: a frutose. Logo, para ter uma alimentação saudável é necessário balancear a qualidade e a quantidade dos alimentos.
Um grande problema muitas vezes associado as frutas é o conceito de que suco de frutas são uma opção saudável. Normalmente os sucos de frutas possuem quantidades muito maiores de frutose do que o que nosso organismo em condições normais (ou seja, se optasse por consumir a fruta em si) teria capacidade de ingerir.

As frutas e legumes são as principais fontes de vitaminas e micronutrientes do nosso organismo, sendo os grandes responsáveis por deixar nossa alimentação funcional. O consumo regular de porções de verduras e frutas são associados a menores riscos de doenças cardiovasculares e câncer. Entretanto não basta acrescentar à sua dieta de qualquer forma.
A alimentação e todos os seus componentes (as frutas inclusive) devem ser harmonizados com o restante da alimentação e adequado para as suas necessidades individuais. Ou seja fruta sim é saudável, mas no tipo correto, na quantidade correta e adequada para suas necessidades.

Para as pessoas diabéticas há ainda um cuidado importante na escolha das frutas, evitando o consumo de frutas com alto índice glicêmico, ou seja, as que elevam de maneira mais rápida a glicose no sangue.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

© 2018 Dr Temistocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ