ANDROPAUSA (DAEM) E SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS

16 de abril de 2019 por Temistocles Neto0

A andropausa (ou DAEM, que significa deficiência androgênica do envelhecimento masculino) é um conjunto de sinais e sintomas que se iniciam no homem normalmente em torno dos 50 anos e tem relação direta com a queda de testosterona. Apesar de encontrarmos as manifestações clínicas comumente a partir dessa idade, cada vez vais vemos homens jovens (a partir dos 25 anos de idade) apresentando níveis reduzidos de testosterona e clínica compatível.

Para diagnóstico, além de exames laboratoriais, pode-se utilizar um questionário padronizado denominado ADAM (Androgenic Deficiency of the Aging Male) que consiste nas seguintes perguntas:

1- Você perdeu desejo sexual?
2- Você sente falta de energia?
3- Você notou diminuição da sua força física ou resistência?
4- Você notou que a sua altura vem diminuindo?
5- Você notou que vem perdendo a alegria de viver?
6- Você tem estado triste ou angustiado?
7- Suas ereções estão menos rígidas?
8- Você notou que recentemente vem piorando a sua capacidade de praticar esportes?
9- Você tem adormecido logo após o jantar?
10- Sua capacidade para trabalhar tem piorado recentemente?

Mais que três respostas positivas já indicam um possível distúrbio androgênico.

Há algumas ações no estilo de vida que podem melhorar os sintomas e reduzir a queda de testosterona, como o controle do estresse, a atividade física regular, alimentação balanceada e uso de alguns fitoterápicos.

Há diversas opções de tratamento, dependendo da clínica, do nível laboratorial dos hormônios e da idade do paciente. Há desde fitoterápicos como tribulus terrestris até a reposição com testosterona injetável ou transdérmica.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ