ANSIEDADE E ESTRESSE

14 de abril de 2020 por Temistocles Neto0
WhatsApp-Image-2020-04-09-at-20.48.55-1200x1200.jpeg

O estilo de vida contribui de forma fundamental para o tratamento e prevenção dos estados ansiosos. A alimentação equilibrada, manter distância do tabagismo e das bebidas alcoólicas, o equilíbrio entre atividade física e descanso, a descoberta de atividades físicas prazerosas como esportes, a qualidade do sono, o relacionamento harmonioso em casa e no trabalho, atividades altruístas, enfim, todos os fatores que contribuem para melhora da qualidade de vida e combatem a ansiedade.

Recomendações:

1- Medicamentos fitoterápicos –  Opte como última alternativa, por medicamentos que não causem dependência química nem efeitos colaterais

2- Sono profundo – É durante a fase de sono profundo que o organismo recupera suas energias. Portanto, um sono profundo é fundamental para termos tranqüilidade, ânimo e energia. Acordar pela manhã bem disposto é um passo importante para combater a ansiedade. Para uma boa noite de sono, precisamos de um ambiente o mais isento possível  de ruídos, luminosidade e energia eletromagnética de aparelhos eletrônicos.

3- Dieta sem acúçar – O açúcar e os carboidratos simples como doces  e bolos produzem níveis elevados de insulina no sangue que favorece a ansiedade.
4-O estresse crônico faz com que o organismo produza principalmente adrenalina e cortisol, que além de deprimirem profundamente o sistema imunológico promovem um desajuste em todo o sistema hormonal. Doenças como a hipertensão arterial e a gastrite são exemplos do efeito deletério ao organismo da perpetuação dos estados de tensão mental e emocional. Pratique regularmente alguma atividade que relaxe a mente como Meditação, Yoga, Relaxamento, Taichi-Chuan, massagens etc.

5- A atividade física vigorosa e regular promove a produção endógena de endorfinas, que são substâncias bioquímicas que promovem a tranquilidade. Descubra qual o esporte que mais lhe agrada e pratique-o.

6- Socialize-se e participe de atividades altruístas.

7- Corte o café, o álcool e o cigarro.
#ansiedade #estresse #alimentossaudáveis #mulher #saúde #fitness


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ