Aumentar a proteína na dieta pode ajudar no controle do diabetes tipo 2

20 de janeiro de 2020 por Temistocles Neto0
WhatsApp-Image-2020-01-20-at-12.15.55-1200x1200.jpeg

Um estudo realizado com pacientes portadores de diabetes tipo 2 (Metabolic response of people with type 2 diabetes to a high protein diet, Nutrition and Metabolism, 2014) demonstrou que o aumento da ingesta de proteína na dieta permitiu um melhor controle glicêmico.
.

O aumento da quantidade de proteína na dieta de 15 para 30% do VET (valor energético total) permitiu uma redução significativa da hemoglobina glicada (um exame que detecta a média da glicemia sanguínea nos últimos três meses), uma redução na glicemia pós-prandial (após a alimentação) e uma redução discreta nos níveis de insulina.
.

No estudo a função renal não sofreu alteração mesmo com aumento do nível de proteína na dieta.
.

Os pesquisadores concluíram que modificar o padrão alimentar, incrementando o aporte proteico de pacientes com diabetes tipo 2 pode ser um bom coadjuvante no tratamento e manejo dessa doença.
.

#insulina #proteina #dieta #alimentacaosaudavel #diabetes #AlimentosSaudáveis #longevidade #medicinapreventiva #diabetestipo2


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2018 Dr Temistocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ