BENEFÍCIOS DO COLÁGENO NA OESTOARTRITE

30 de junho de 2019 por Temistocles Neto0

A osteoartrite (degeneração articular) é uma condição clínica que cursa com dor articular e o número de casos tem aumentado, diretamente relacionado com o envelhecimento da população mundial.

Cerca de 50% da população a partir dos 50 anos seja acometida com osteoartrite, sendo que em média 30% desses tem repercussões clínicas como dor, edema (inchaço), rigidez articular e perda de mobilidade. É uma condição que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas.

O tratamento normalmente é sintomático, usando medicamentos como antiinflamatórios e corticóides.

Estudos tem apontado que há benefício na suplementação de colágeno para os pacientes acometidos com osteoartrite – permitindo que seja retardada a progressão da degeneração e reduzindo inflamação local e consequentemente a dor. O benefício de associar o colágeno como coadjuvante ao tratamento convencional da osteoartrite também se observa nos indivíduos com artrite reumatóide, doença autoimune que também compromete as articulações.

Referência:
Castrogiovanni P, Trovato FM, Loreto C, Nsir H, Szychlinska MA, Musumeci G. Nutraceutical Supplements in the Management and Prevention of Osteoarthritis. Tegeder I, ed. International Journal of Molecular Sciences.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ