BISFENOL A PODE DESREGULAR SUA TIREÓIDE

Um recente trabalho da USP demonstrou a influência do Bisfenol A e de um herbicida a base de glifosato em desregular os hormônios tireoidianos. Essas substâncias estão presentes em vários produtos, como plásticos, cosméticos, água, alimentos e até mesmo em alguns remédios.
O Bisfenol A e o herbicida em questão fazem parte de um grupo de substâncias chamadas desruptores endócrinos, substâncias químicas que alteram o funcionamento dos hormônios tanto em humanos quanto em animais, alterando funções importantes, como metabolismo energético, a resposta imunológica e a parte sexual.
O estudo realizado em ratos demonstrou que apesar dos níveis hormonais aparentemente não apresentarem diferenças, os indivíduos que foram expostos ao Bisfenol A (em doses inferiores as doses consideradas seguras atualmente) apresentaram alterações nos genes responsáveis pela expressão de regular os hormônios tireoidianos, no hipotálamo, hipófise, e também no coração e rins.
Já o glifosato presente nos herbicidas apresentou mudanças mais expressivas na parte gonadal, influenciando na produção de espermatozóides e na puberdade precoce nos animais expostos.
O trabalho alerta para o potencial risco dessas substâncias mesmo nas doses consideradas seguras pelos padrões de regulamentação atuais.