BISFENOL A PODE DESREGULAR SUA TIREÓIDE

5 de setembro de 2019 por Temistocles Neto0
oiyf-1200x1200.jpg

Um recente trabalho da USP demonstrou a influência do Bisfenol A e de um herbicida a base de glifosato em desregular os hormônios tireoidianos. Essas substâncias estão presentes em vários produtos, como plásticos, cosméticos, água, alimentos e até mesmo em alguns remédios.

O Bisfenol A e o herbicida em questão fazem parte de um grupo de substâncias chamadas desruptores endócrinos, substâncias químicas que alteram o funcionamento dos hormônios tanto em humanos quanto em animais, alterando funções importantes, como metabolismo energético, a resposta imunológica e a parte sexual.

O estudo realizado em ratos demonstrou que apesar dos níveis hormonais aparentemente não apresentarem diferenças, os indivíduos que foram expostos ao Bisfenol A (em doses inferiores as doses consideradas seguras atualmente) apresentaram alterações nos genes responsáveis pela expressão de regular os hormônios tireoidianos, no hipotálamo, hipófise, e também no coração e rins.

Já o glifosato presente nos herbicidas apresentou mudanças mais expressivas na parte gonadal, influenciando na produção de espermatozóides e na puberdade precoce nos animais expostos.

O trabalho alerta para o potencial risco dessas substâncias mesmo nas doses consideradas seguras pelos padrões de regulamentação atuais.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ