ciclo circadiano o seu está normal?

12 de março de 2020 por Temistocles Neto0
WhatsApp-Image-2020-03-08-at-20.55.08-1200x1200.jpeg

O relógio biológico é composto de um grupo de células chama­das de núcleo supraquiasmático (NSQ), localizado perto do centro do cérebro. A luz do sol chega aos fotorreceptores na retina dos olhos e o sinal se propaga pelo nervo ótico até o hipotálamo, a sede cerebral das emoções, onde está localizado o NSQ. Além de sediar o NSQ, o hipo­ tálamo é responsável por diversas funções involuntárias que controlam o humor.
.

Uma das funções mais importantes do hipotálamo é mandar si­nais para a glândula pineal, uma estrutura no formato de ervilha, co­nhecida como o terceiro olho e localizada profundamente entre os dois hemisférios cerebrais (ela parece uma pequena pinha, e daí vem o no­me). Quando escurece, a glândula libera uma substância chamada melatonina, que faz com que o sistema diminua o seu ritmo e se prepare para o sono. Inversamente, quando o NSQ recebe sinais de que a luz voltou, ele manda mensagens para a glândula pineal parar de produzir a melatonina e começar a produzir a serotonina, que traz a alegria e a vigília.
.

Por que o sol nos influencia tanto, biologicamente? Durante a evolução de nossos ancestrais, os humanos viviam pelo nascimento e pôr do sol. Ou seja, sem a eletricidade e sem a possibilidade de trabalhar depois que o sol se punha, nossos ancestrais reduziam o ritmo e descansavam para o dia seguinte. Consequentemente, nossa fisiologia evoluiu de tal modo a interromper as atividades com o pôr do sol e a reiniciá-las como resposta ao seu surgimento. Mas não é só o ciclo sono/vigília que é afetado pelos ritmos circadianos; uma variedade de outras funções físicas e psicológicas também são profundamente in­ fluenciadas. Ele também é influenciado por diversas funções físicas. Muitas das pessoas que sofrem de distúrbios do sono têm um relógio interno que não está sincronizado ou está fora do compasso do ciclo noite/dia. Ou seja, a fisiologia corporal deles não bate com o relógio social de 24 horas.
.
.
#ciclocicardiano #sono #relogiobiologico
#qualidadedevida #dormibem #melatonina


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ