Colesterol elevado e função tireoidiana

25 de fevereiro de 2019 por Temistocles Neto0

Um trabalho publicado em setembro de 2017 no Journal of Clinical Endocrinolgy and Metabolism analisou o efeito da função tireoidiana sobre os níveis de colesterol.

O trabalho demonstrou que a função tireoidiana tem relação mais direta com os níveis de colesterol LDL do que a pressão arterial ou a glicose sanguínea, por exemplo.

Analisando pacientes com hipotireoidismo clínico (que tem indicação formal de tratamento) e hipotireoidismo subclínico (onde o tratamento ainda é controverso), o estudo demonstrou que em ambos os casos há aumento nos níveis de LDL. Respectivamente +15% no grupo com hipotireoidismo e +3,2% no grupo com hipotireoidismo subclínico.

Diferenças similares foram encontradas em outros lipídeos (gorduras) sanguíneas, como os triglicerídeos por exemplo.

Fonte:Thyroid Function, Cardiovascular Risk Factors, and Incident Atherosclerotic Cardiovascular Disease: The Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC) Study


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ