COMO ESCOLHER UM BOM ÔMEGA 3?

30 de junho de 2019 por Temistocles Neto0

A suplementação de ômega-3 tem recebido uma grande quantidade de artigos científicos favoráveis, apresentando nos estudos diversos benefícios, como redução do risco coronariano, aumento na metabolização de lipídios no sangue (ou seja, ajuda a manter os níveis de triglicerídeos normais) e protege contra agregação plaquetária excessiva.

Uma das ações mais interessantes do ômega-3 é na modulação da resposta inflamatória do nosso organismo, diminuindo a conversão de DGLA (ácido diomo-gama linoleico – um ácido ômega-6) em ácido aracdônico, precursor dos mediadores das vias inflamatórias. Outro benefício da suplementação de ômega-3 é a melhoria da função cerebral.

O ômega-3 pode ser obtido em várias fontes alimentares (é uma das gorduras essenciais, já que nosso organismo não a produz) e para suplementação a fonte mais utilizada é o óleo de peixes de águas frias, como salmão, por exemplo.

Na hora de escolher seu suplemento de ômega-3 é importante avaliar alguns aspectos: – Estabilidade: o óleo de peixe pode facilmente se tornar “rançoso” pela oxidação. – Pureza: devido a poluição dos mares, normalmente o óleo de peixe in natura vem com diversos poluentes, como por exemplo mercúrio. É necessário um processo de purificação para garantir que o mesmo está livre de contaminantes. – O principal benefício do óleo de peixe está no DHA (ácido docohexapentanóico) e no EPA (ácido eicosapentanóico). O grau de concentração desses dois items por cápsula determina os resultados que podem ser obtidos. – As cápsulas devem ser projetadas para liberação entérica, dessa forma evitando refluxo e “gosto de peixe” na boca de 30 minutos a 1 hora após a sua ingestão. É recomendável também não tomar as cápsulas junto com refrigerantes, para evitar esse pequeno inconveniente. – Caso opte por ômega 3 com cápsulas normais, uma forma de evitar o refluxo e “gosto de peixe” na boca é congelar as cápsulas antes de tomar.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ