Conheça os benefícios do chocolate?
Você conhece os benefícios do chocolate? Não estamos falando daquele chocolate ao leite, cheio de açúcares – mas sim do chocolate amargo (aqueles com 60% ou mais de cacau). Há diversas evidências científicas dos benefícios do consumo (moderado!) de chocolate amargo ou dark chocolate. O chocolate é produzido a partir da semente do cacau, uma das melhores fontes de antioxidantes da natureza.
Vamos listar cinco benefícios que o consumo moderado regular de chocolate amargo traz para sua saúde.
É muito nutritivo
100 gramas de chocolate amargo equivalem a quase 11 gramas de fibras, 67% da necessidade diária (ND) de ferro, 58% da ND de magnésio, 89% da ND de cobre e 98% da ND de manganês. Além disso possui boas quantidades de potássio, fósforo, zinco e selênio. Possui também cafeína que é estimulante, mas em quantidades muito menores que o café.
É uma fonte expressiva de antioxidantes
O chocolate amargo possui um ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity, um indicador da capacidade antioxidante de um alimento, que é realizada em laboratório e mede quantos radicais livres um alimento consegue neutralizar) maior que blueberries e o açaí por exemplo, tendo assim excelente capacidade antioxidante.
Aumenta o colesterol HDL, reduz a oxidação do colesterol LDL, a resistência insulínica e o risco cardiovascular
O consumo regular de moderadas quantidades de chocolate amargo reduz importantes fatores de risco para doença cardiovascular. Em estudos clínicos controlados, pacientes que consumiram quantidades moderadas de chocolate amargo com regularidade, demonstraram quedas significativas de colesterol LDL e da sua oxidação. Além desses benefícios os estudos também demonstraram aumentar o HDL e reduzir a resistência insulínica, reduzindo o risco cardiovascular. Em um estudo com 470 idosos homens, acompanhados por 15 anos, o consumo de chocolate amargo de forma moderada e regular reduziu o risco de morte cardiovascular em 50%. Melhora a função cerebral