Dieta Low Carb com 30% de proteína aparenta ser melhor para manutenção de peso depois de emagrecer.

13 de fevereiro de 2020 por Temistocles Neto0
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As pessoas muitas vezes afirmam que perder peso é até relativamente fácil, difícil é manter o peso. Realmente se manter no peso depois de emagrecer pode ser um grande desafio.

Mas qual a abordagem dietética que pode fazer a diferença entre voltar a ganhar uns quilinhos depois de perdê-los e se manter no peso ideal? A resposta pode estar em um estudo publicado no periódico JAMA.

O estudo avaliou 21 indivíduos com sobrepeso ou obesidade e que obtiveram perda de peso de 10 a 15% em diferentes padrões de dieta isocalórica (ou seja, com a quantidade de calorias aproximada do que o indivíduo “gasta”). Foram avaliados os parâmetros de gasto energético em repouso e gasto energético total.

Entre os regimes dietéticos estudados houve clara vantagem para uma dieta low carb, high fat e com 30% de proteínas (carboidratos 10%, proteínas 30% e gorduras 60% do gasto energético total) – essa dieta apresentou maior gasto energético em repouso bem como gasto energético total.

Para saber mais sobre o estudo:
Ebbeling CB, Swain JF, Feldman HA, et al. Effects of Dietary Composition on Energy Expenditure During Weight-Loss Maintenance. JAMA. 2012;307(24):2627–2634. doi:10.1001/jama.2012.6607 .


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Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

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