entendendo a menopausa: a necessidade da reposição hormonal

30 de outubro de 2019 por Temistocles Neto0
WhatsApp-Image-2019-10-20-at-22.31.22-1200x1200.jpeg

Embora os sintomas da menopausa variem de acordo com o equilíbrio hormonal individual, a maioria das mulheres sofre, porque seus corpos não produzem mais estrogênio e progesterona suficientes para seu adequado funcionamento. #Depressão#irritabilidade e lapsos de memória de curto prazo são queixas comuns da menopausa, além de #ondasdecalor com suores, dificuldades para dormir e ganho de peso. Na ausência de uma reposição hormonal racional, os problemas de saúde encontrados durante a menopausa podem afetar negativamente a mulher para o resto de sua vida. A partir dos anos de 2002-2004, os médicos limitavam o uso prolongado de medicamentos hormonais. A indicação era apenas para combater os sintomas da menopausa e o tempo de tratamento era cessado assim que a paciente relatava o alívio das sintomatologias frequentes. A progesterona e o estradiol não eram reconhecidos como substâncias chave para os processos vitais da fisiologia feminina. Transtornos relacionados à falta de estrogênio incluem : – glaucoma – demência
– perda de memória
– osteoporose
– fragilidade
– atrofia genital
– perda muscular e de força
– envelhecimento da pele, entre outros.
Muitas das doenças que foram consideradas consequências da idade, hoje, já se sabe que são secundárias à carência hormonal. A deficiência de estrogênio e progesterona pode, assim, ser caracterizada como um estado de envelhecimento acelerado.
.
Referência: Revista Essentia