GORDO SAUDÁVEL – ESSA IDEIA É UM MITO

1 de julho de 2019 por Temistocles Neto0

A ideia de que você pode estar acima do peso ou com obesidade, mas continuar sendo saudável, é um mito, de acordo com um novo estudo, que refuta a noção de que as pessoas podem ser “gordas, porém saudáveis”. Estudos anteriores haviam descoberto que algumas pessoas obesas ou com excesso de peso não possuíam problemas de saúde como pressão alta, colesterol alto ou outras condições metabólicas associadas a obesidade, classificando-as então como “obesos metabolicamente saudáveis”. Só que estudos mais recentes mostram que as pessoas com excesso de peso têm uma maior chance de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas com peso normal, mesmo com exames dentro do normal.

Os pesquisadores analisaram pessoas classificadas como “metabolicamente saudáveis”, ou seja, sem fatores de risco como o alto nível de açúcar no sangue. Eles descobriram que, dentro desse grupo aparentemente saudável, as pessoas com excesso de peso ou obesidade apresentaram maior risco, até 28% superior de doença cardíaca, do que as pessoas com peso normal.

Isso reforça o fato de que a obesidade em si é um fator de risco, e de que não há obesidade saudável.

Fonte: CNN Health