INSULINA E MASSA MUSCULAR – OQUE É INSULINA ?

11 de abril de 2019 por Temistocles Neto0

Até algum tempo atrás os níveis de insulina eram praticamente exclusivamente assunto relacionado a diabéticos. Mas afinal o que é insulina?

A insulina é um hormônio (proteína) que em linhas gerais leva a glicose às células do nosso organismo – e o diabetes (tipo 2) é exatamente a incapacidade em controlar essa “entrada” de glicose nas células. Além de controlar a entrada da glicose nos tecidos, a insulina também tem outras ações, sendo também altamente anabólico – ou seja, tem capacidade de aumentar a massa muscular.

A insulina também tem seu lado ruim – ela também é responsável por auxiliar no depósito do excesso de glicose em gordura.

O segredo em controlar os níveis de insulina é exatamente ter o benefício de aumentar sua massa muscular sem no entanto aumentar a sua gordura corporal.

A insulina é um hormônio secretado no pâncreas toda vez que comemos carboidratos, proteínas ou os dois combinados. Ela é uma proteína, mas não uma proteína constitucional, como as que existem nos nossos músculos, mas sim uma proteína sinalizadora, similar ao hormônio de crescimento por exemplo. A insulina é secretada no pâncreas e vai para a corrente sanguínea, agindo em nossas células e no caso de massa muscular, precisamos entender seu funcionamento nas células musculares.

A célula muscular possui receptores para a insulina (“receptores” são como fechaduras, onde a insulina ou outros hormônios são a “chave”). Uma vez que a insulina se acopla ao receptor, ela permite a entrada de glicose, aminoácidos e creatina na célula muscular, por exemplo.

Além disso, ao se conectar no receptor, a insulina promove uma série de sinalizações intracelulares na célula muscular que aumentam a síntese proteica, permitindo a síntese de proteína a partir dos aminoácidos que ela mesmo acabou de permitir entrar na célula. Dessa forma, a insulina também auxilia em frear o processo de proteólise (quebra das proteínas no músculo).


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ