MANEIRAS DE GANHAR ENERGIA SEM APELAR PARA CAFEÍNA

10 de maio de 2019 por Temistocles Neto0

Embora existam vantagens para o consumo de cafeína, incluindo sua enorme capacidade como a diminuição da fadiga, melhora da função mental e memória, também existem desvantagens. O excesso de consumo pode contribuir para a hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e comportamentais.

A cafeína é algo que muitos de nós usamos para aumentar a energia e reduzir a sensação de fadiga, então seguem algumas formas de dar aquele “boost” na sua disposição.

Evite a função “soneca” do despertador. Prolongar a hora do sono através do despertador pela manhã pode levar a uma maior fadiga ao longo do dia, porque interrompe nosso relógio biológico interno e nosso ciclo de sono e vigília.

Deixe o elevador de lado. Um estudo recente comparou os efeitos energéticos da cafeína com um exercício de 10 minutos em escadas, e adivinhe? O exercício ganha.

Evite o café à tarde. Entre as 1:00 e as 4:00 da manhã, os níveis de melatonina do nosso corpo aumentam – a melatonina é o hormônio responsável pelo nosso ciclo de sono. Seu aumento traz uma sensação de sonolência, como o que experimentamos após o almoço. Ingerir cafeína em qualquer momento até seis horas antes do sono pode influenciar em nosso sono noturno. Ao invés de tomar café, faça um lanche equilibrado com proteínas e carboidratos.

Reduza o estresse. O estresse acaba com a sua energia. Desconecte-se da tecnologia assim que seu dia de trabalho acabar, delegue tarefas em casa para evitar que elas se acumulem, ou faça uma pausa no que você estiver fazendo para sair, se exercitar, ou mesmo levar alguns momentos para uma respiração profunda.

Referências

Effects of coffee consumption on fasting blood glucose and insulin concentrations randomized controlled trials in healthy volunteers. Diabetes Care

The Cumulative Neurobehavioral and Physiological Effects of Chronic Caffeine Intake: Individual Differences and Implications for the Use of Caffeinated Energy Products. Nutr Rev.

Skip the caffeine, opt for the stairs to feel more energized. Available at https://news.uga.edu/releases/article/stairs-more-energy-research.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ