METFORMINA NO CÂNCER E NO ENVELHECIMENTO

27 de maio de 2019 por Temistocles Neto0

A metformina é uma droga já bem antiga utilizada no tratamento inicial do diabetes tipo 2 e mais recentemente tem ganhado atenção com seu potencial anti-câncer.
A primeira evidência da ação anti-câncer da metformina veio em um estudo populacional com pacientes portadores de diabetes tipo 2 tratados com metformina (Metformin and reduced risk of cancer in diabetic patients. BMJ 2005) que demonstrou nos pacientes usuários de metformina um risco significativamente menor de câncer (cerca de 31% menor). Outros estudos demonstraram o efeito benéfico da metformina mesmo em pacientes portadores de algum tipo de câncer durante o tratamento (Metformin: an anti-diabetic drug to fight cancer. Pharmacol Res 2016). Atualmente há mais de 100 ensaios clínicos em andamento para uso de metformina como tratamento para câncer.

Outros estudos com metformina se referem a modulação de genes que podem se relacionar com a expectativa de vida (A systematic RNAi screen identifies a critical role for mitochondria in C elegans longevity. Nature Genet 2003) sendo inclusive a primeira droga com ensaio clínico com foco efetivamente em antienvelhecimento. Diversos estudos já demonstraram a metformina como modulador de vários caminhos metabólicos associados ao envelhecimento mas até o momento não é conhecido ainda qual mecanismo biológico que a metformina trabalha para aumento da longevidade.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ