O LADO FEIO DOS PRODUTOS DE BELEZA

11 de abril de 2019 por Temistocles Neto0

Vários relatórios recentes destacam a presença de concentrações de baixos níveis de substâncias tóxicas que podem afetar todo nosso sistema hormonal, particularmente em cosméticos e produtos de cuidados pessoais.

A principal questão nesses casos é se essa baixa quantidade pode ser suficiente para causar danos a saúde.

De acordo com alguns desses estudos, maquiagem, shampoo, loção para a pele, esmalte e outros produtos de higiene pessoal contêm ingredientes químicos que não possuem dados de segurança estabelecidos. Além disso, alguns destes produtos químicos, como os ftalatos, estão relacionados a defeitos congênitos genitais em meninos e diminuição da contagem de esperma. Essas alterações praticamente dobraram da década de 70 até os anos 2000.

Aparentemente as maiores preocupações se referem aos ftalatos, que nem sempre aparecem nos rótulos dos produtos de beleza como esmaltes, shampoos entre outros. Apesar de alterações envolvendo toxicidade estarem presentes em testes animais desses produtos, onde as doses são maiores, dados de exposição a esses produtos já geraram acompanhamento pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) – órgão similar a nossa Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Ministério da Saúde.

Enquanto não há informações mais contundentes sobre o assunto, é importante ter noção da exposição a essas substâncias – principalmente em gestantes e crianças.

Fonte: Growing Up Toxic: Chemical Exposures and Increases in Developmental Diseases, 2004


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ