O que é Nomofobia?
O termo ainda não é muito conhecido – Nomofobia, mas com certeza você deve conhecer várias pessoas que se encaixam na definição.
A nomofobia é uma fobia do mundo moderno – é o medo ou desconforto do indivíduo quando ele não está “conectado” ou fica privado do smartphone, tablet ou computador. O termo vem do inglês, “No-Mo” que é a simplificação de “No-Mobile”. O assunto e o impacto na vida social e nas relações das pessoas vem tomando cada vez mais interesse na área da psicologia e psicanálise, e tem procura aumentada para tratamentos e auxílio em um “detox digital”. A dependência do uso dos smartphones pode se transformar em vício, com impacto físico e psicológico. Para ter uma idéia, uma pessoa ao longo do dia baixa a cabeça quase 100 vezes para olhar a tela do celular, um dano enorme a postura. Além disso, a constante ansiedade causada pela extrema conectividade traz problemas psicológicos.
No Brasil há inclusive um instituto dedicado ao tema, que funciona no centro de psiquiatria da UFRJ – o Instituto Delete, que visa auxiliar as pessoas a realizar o Detox Digital.
Fazer uma reflexão sobre seu uso (ou se é abuso) da internet e redes sociais é o primeiro passo. E por incrível (e por mais contraditório que pareça) a solução talvez se encontra na própria grande rede: aplicativos como Freedom (que desliga temporariamente redes sociais e apps de mensagem durante períodos do dia) e o Offline (que bloqueia todo tipo de conexão e avisa aos contatos que você não está disponível) são opções para moderar a “invasão” da conectividade no nosso dia-a-dia.