OQUE É MELATONINA?

28 de julho de 2019 por Temistocles Neto0

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro. Sua produção é estimulada pela escuridão e suprimida pela luz.

O principal papel da melatonina é manter o ritmo circadiano do seu corpo, ou seja, ela regula o nosso ciclo sono-vigília. Esse nosso relógio interno desempenha um papel crítico na homeostase do nosso organismo e suas ações vão muito além do sono, como já demonstrado em diversos estudos sobre a melatonina e o sistema imunológico por exemplo.

A melatonina é produzida a partir da serotonina, um neurotransmissor derivado do triptofano. Dentro da pineal, a serotonina é convertida em melatonina.

A glândula pineal geralmente começa a produzir melatonina por volta das 9h, aumentando seus níveis progressivamente. Se o seu corpo estiver funcionando como deveria, seu nível de melatonina permanece elevado enquanto você dorme, durante um total de aproximadamente 10 a 12 horas.
Um fator impactante na produção de melatonina é o espectro de luz azul, que é usada nas telas de celulares, TVs e computadores. Essa faixa de luz confunde nosso cérebro, que passa a identificar como luz do sol e por conseguinte limitando a produção da melatonina.

Uma outra característica identificada em estudos é que conforme envelhecemos a quantidade produzida de melatonina é reduzida, o que talvez explique porque pessoas mais velhas tem mais dificuldades em dormir do que os mais jovens.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ