PISCIQUIATRIA NUTRICIONAL DE QUE FORMA O QUE VOCÊ COME PODE MUDAR SEU COMPORTAMENTO?

8 de julho de 2019 por Temistocles Neto0

Será que nossas escolhas alimentares influenciam o funcionamento do nosso cérebro?

Pense nisso. Seu cérebro está sempre “ligado”. Ele cuida de seus pensamentos e movimentos, sua respiração e batimentos cardíacos, seus sentidos – funciona muito. Isso significa que seu cérebro requer um suprimento constante de “combustível” que vem dos alimentos que você come. Simplificando, o que você come afeta diretamente a estrutura e a função do seu cérebro e, em última análise, seu humor.

Comer alimentos de alta qualidade que contêm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes alimenta o cérebro e o protege do estresse oxidativo.

Infelizmente, seu cérebro pode ser danificado se você ingerir as substâncias de baixa qualidade (como o que você obtém de alimentos processados ou refinados). Estudos encontraram uma correlação entre uma dieta rica em açúcares refinados e comprometimento da função cerebral como transtornos do humor e a depressão.

Hoje, felizmente, o campo crescente da psiquiatria nutricional está descobrindo que existem muitas consequências e correlações entre o que você não come, o que você sente, e como você se comporta. Dentre as diversas linhas de pesquisa, cada vez mais encontramos associações entre a nossa dieta, a composição do nosso microbioma intestinal e a correlação dele com diversas condições de saúde, como obesidade, diabetes, doenças auto-imunes e até mesmo transtornos como a depressão.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ