PRATO: ALIMENTAÇÃO SALVÁVEL

4 de agosto de 2019 por Temistocles Neto0
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O Prato: Alimentação Saudável, foi criado por especialistas em nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health e é um guia para a criação de refeições saudáveis, equilibradas.

Faça a maior parte de sua refeição com legumes e frutas
Selecione por cor e variedade e lembre-se que batatas não contam como vegetais no Prato:
Coma Saudável, devido a seu impacto negativo sobre o “açúcar” no sangue.

Escolha grãos integrais
Grãos integrais e intactos – trigo, cevada, baga de trigo, quinoa, aveia, arroz integral e alimentos feitos com eles, como massa integral – têm um efeito mais suave sobre o “açúcar” no sangue e insulina do que pão branco, arroz branco, e outros grãos refinados.

O poder das proteínas
Peixe, frango, feijão e nozes são todos fontes de proteínas saudáveis, versáteis – podem ser misturadas em saladas e acompanhar vegetais em um prato. Limite carne vermelha e evite carnes processadas, como bacon, linguiça e salsicha.

Óleos vegetais saudáveis
Escolha óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de canola, soja, milho, girassol, amendoim, e outros, e evitar óleos parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans não saudáveis. Lembre-se que baixo teor de gordura não significa “saudável”. Beba água, café ou chá
Evite bebidas açucaradas, limite leite e laticínios a 1-2 porções por dia, e limite suco a um copo pequeno por dia.

Mantenha-se ativo:
A figura vermelha correndo através da bandeja do Prato: Alimentação Saudável é um lembrete de que permanecer ativo também é importante para controlar o peso.

A principal mensagem do Prato: Alimentação Saudável é concentre-se na qualidade e variedade da dieta.

O tipo de carboidrato da dieta é mais importante do que a quantidade de carboidratos porque algumas fontes de carboidratos – como legumes (exceto batatas), frutas, grãos integrais e feijões-são mais saudáveis do que outros.

Evite bebidas açucaradas, uma fonte importante de calorias – geralmente com pouco valor nutricional.

Utilize óleos saudáveis – mas cuidado para não abusar, já que não há uma definição adequada da quantidade de gordura adequada na dieta de cada indivíduo.


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Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

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