Quais os fatores que levam a déficit de melatonina?

5 de agosto de 2019 por Temistocles Neto0
EFGH-1200x1200.jpg

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro que entre outras funções, controla o nosso relógio biológico (ciclo circadiano ou ciclo sono-vigília). Sua síntese e liberação são estimuladas pela escuridão e suprimidas pela luz.

Há alguns fatores que podem levar a redução da produção de melatonina. A hiperglicemia, por exemplo, é um desses fatores. A hiperglicemia é o fenômeno biológico onde há uma elevação dos níveis de glicose no sangue (como ocorre por exemplo nas pessoas com diabetes), acarreta mudanças em conjuntos de enzimas que regulam a produção da melatonina na glândula pineal.

Outra causa de déficit de melatonina é a fotoestimulação. A melatonina em geral começa a ser produzida em torno das 20 horas e tem seu pico de produção noturna. Quando o indivíduo sofre com uma fotoexposição noturna, como pessoas que adormecem assistindo tv ou usando smartphones/computadores há uma interrupção dessa síntese.

Uma terceira causa por exemplo é farmacológica, já que há alguns fármacos interferem na síntese de melatonina, como betabloqueadores, bloqueadores de canais de cálcio e inibidores de conversão de angiotensina (medicamentos usados para tratamento de hipertensão). De qualquer forma, apesar de causas farmacológicas e da hiperglicemia possam estar associadas a queda de melatonina, a principal causa de déficits intensos é indiscutivelmente a poluição luminosa à noite (luz azul) ao dormir e os trabalhadores dos turnos da noite, como médicos plantonistas, controladores de tráfego aéreo, policiais, bombeiros entre outros.


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ