Qual a quantidade de proteĂ­na đŸ„© na dieta promove maior termogĂȘnese đŸ”„đŸ”„đŸ”„?

12 de janeiro de 2020 por Temistocles Neto0
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Um estudo buscou avaliar o gasto energĂ©tico đŸ”„đŸ”„đŸ”„ proveniente da ingesta de proteĂ­nas đŸ„© tanto em relação Ă  sua quantidade como a qualidade (tipo) de proteĂ­na em adultos com excesso de peso. Foram usados o whey protein e a caseĂ­na como fontes de proteĂ­na no estudo que avaliou 17 indivĂ­duos (homens e mulheres) e o gasto calĂłrico atravĂ©s de calorimetria indireta.

Os resultados mostram que o DIT (Diet Induced Thermogenesis ou gasto energético da dieta) aumenta com uma dose além de 30 g de Whey Protein e que o gasto calórico foi maior com esse tipo de proteína do que com a caseína.

Embora sejam necessĂĄrias mais pesquisas para entender o mecanismo por trĂĄs do efeito de diferentes fontes de proteĂ­nas na termogĂȘnese, quantidades superiores a 30g de proteĂ­na por refeição đŸœïž podem ter bons resultados em relação ao seu efeito termogĂȘnico e perda/manutenção do peso.

ReferĂȘncia:
Effects of protein quantity and type on diet induced thermogenesis in overweight adults: A randomized controlled trial
Kassis, Amira et al. Clinical Nutrition, Volume 38, Issue 4, 1570 – 1580

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Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de RondÎnia e moro em Brasília hå 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF hå 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

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