SÍNDROME DO OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP) COMO MELHORAR OS SINTOMAS ?

31 de maio de 2019 por Temistocles Neto0

A síndrome do ovário policístico é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de vários cistos (microcistos) nos ovários. Essa mudança promove alterações funcionais, causando menstruação irregular, aumento da produção de testosterona, resistência a insulina e obesidade. O aumento da produção de testosterona leva a alterações físicas, como aumento da oleosidade na pele, aumento de pêlos e acne. As alterações hormonais também se manifestam em cólicas mais intensas na menstruação, sintomas de TPM e infertilidade. É a alteração hormonal mais comum em mulheres na idade fértil podendo atingir de 7 a 20% das mulheres.

Se você tem SOP ou desconfia que tenha esses sintomas descritos o primeiro passo e procurar um médico e ter seus hormônios testados e exames de imagem (como ultrassonografia) para verificar a presença dos cistos. O tratamento normalmente utilizado envolve uso de anticoncepcionais e medicamentos para minimizar a androgenização (excesso de testosterona). Mas além do tratamento medicamentoso, há uma série de mudanças que você pode promover que vão tornar mais simples o manejo e a convivência com essa condição.
1.Coma uma dieta anti-inflamatória

O impacto que nossa dieta tem sobre nossos hormônios é surpreendente. No SOP há um componente inflamatório, com resistência a ação da insulina – por isso é importante adotar um estilo de alimentação que reduza a inflamação, com redução de consumo de alimentos potencialmente inflamatórios, como derivados de leite, glúten, açúcar e alimentos industrializados e aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais.

2. Exercite-se!

A melhor coisa que você pode fazer para melhorar a resistência a insulina é através do exercício físico. Procure se exercitar pelo menos 150 minutos por semana, de atividade aeróbica e sessões de musculação. Estudos indicaram que a atividade física em conjunto com uma dieta balanceada em pacientes com SOP melhorou significativamente a composição corporal e risco de desenvolvimento de Diabetes tipo 2.

3. Equilibrar os níveis de açúcar no sangue

Procure manter sua glicemia sob controle – corte os carboidratos refinados e açúcares e foque em gorduras saudáveis, carboidratos complexos (ricos em fibras) e comer em intervalos mais regulares, evitando flutuações grandes nos seus níveis de glicose.

Referências:
Sirmans SM, et al. Epidemiology, diagnosis, and management of polycystic ovary syndrome. Clinical Epidemiology. 2014;6:1.
Role of lifestyle modification in the management of polycystic ovary syndrome. Hoeger, Kathleen M. Best Practice & Research Clinical Endocrinology & Metabolism , Volume 20 , Issue 2 , 293 – 310