SUPLEMENTAÇÃO DE COENZIMA Q10: BENEFÍCIO PARA O SEU CORAÇÃO.

16 de julho de 2019 por Temistocles Neto0

A Coenzima Q10 (CoQ10) é um componente essencial da mitocôndria – a unidade de produção de energia em toda célula do nosso corpo. A CoQ10 está envolvida na fabricação de ATP, que o corpo usa para criar energia. O papel da CoQ10 é similar ao de uma vela em um motor de carro – sem a fagulha inicial, o corpo humano não consegue funcionar.
O coração é um dos órgãos mais metabolicamente ativos no corpo, então qualquer deficiência afeta muito a sua função e pode levar a sérios problemas. A deficiência de CoQ10 pode ser resultado de uma dieta pobre, genética ou defeitos adquiridos que limitam a síntese de CoQ10.

As taxas de insuficiência cardíaca nos Estados Unidos atingiram proporções epidêmicas, a principal causa subjacente é o envelhecimento, acompanhado por anos de fatores pobremente incluídos, como calcificação de válvulas, fibrilação atrial ou um ataque cardíaco prévio.

A medicina trata a insuficiência cardíaca com uma ampla gama de medicamentos e a suplementação de CoQ10 pode ser um grande auxiliador no melhor controle dessa doença. Ensaios clínicos controlados demonstram que a suplementação diária adequada com CoQ10 pode atenuar os sintomas e melhorar a função cardíaca em pessoas com insuficiência cardíaca.

A CoQ10 fortalece o músculo cardíaco, aumenta a sua capacidade de bombear o sangue por todo o corpo para nutrir os tecidos, reduzindo o risco de fibrilação atrial por exemplo. Enquanto a CoQ10 é produzida naturalmente no corpo humano, os níveis teciduais decaem com a idade – além disso, determinados padrões alimentares e medicamentos, como as estatinas, podem reduzir mais ainda os níveis de CoQ10.

A suplementação com ubiquinol, a forma de CoQ10 que fornece maior absorção, pode ajudar a prevenir ou melhorar os sinais e sintomas de insuficiência cardíaca e reduzir a gravidade da doença, melhorando potencialmente a qualidade de vida de milhões de pacientes.

Busque uma consulta médica para avaliar se você pode se beneficiar da suplementação de CoQ10.

Referências:

Jankowski J, Korzeniowska K, Cieslewicz A, et al. Coenzyme Q10 – A new player in the treatment of heart failure? Pharmacol Rep. 2016