TODA PESSOA OBESA É DOENTE OU É POSSÍVEL SER OBESO E SAUDÁVEL?

27 de maio de 2019 por Temistocles Neto0

A obesidade é uma doença crônica. O paciente com obesidade tem seu risco elevado para uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes, e algumas formas de câncer, como câncer do trato gastrointestinal, vesícula e fígado. •
Recentemente um grande estudo acompanhou o que foi denominado obeso metabolicamente saudável – ou seja, a pessoa com obesidade mas que os exames laboratoriais (como glicemia, colesterol, triglicerídeos) normais e sem apresentar (ainda!) nenhuma doença, como hipertensão arterial por exemplo. O que esses estudos de acompanhamento concluíram foi que apesar desses indivíduos metabolicamente estarem saudáveis, apresentavam riscos mais elevados para todas as doenças já citadas e uma mortalidade mais precoce em relação a pessoas com peso normal e igualmente “metabolicamente saudáveis”.

É uma doença crônica que tem tratamento, portanto é muito importante buscar a correta condução nesse tratamento. Como é uma doença com grande estigma social (afinal, o paciente com obesidade “veste” a doença todos os dias), o objetivo desse tratamento deve ser focada não somente em metas numéricas, como o peso em si, mas seu impacto na saúde física, mental e social. Um tratamento eficaz não se atém somente ao peso, nem se concentrar exclusivamente na dieta – deve buscar a integração entre estratégias farmacológicas (medicação), nutracêutica, dietética e de atividade física.