UMA SALADA POR DIA PODE PREVENIR UM INFARTO

30 de julho de 2019 por Temistocles Neto0

Um recente estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition identificou que o consumo regular de vegetais ricos em nitrato (que no nosso corpo age como um vasodilatador após ser convertido em óxido nítrico) podem reduzir o risco de um infarto fatal.

Os vegetais ricos em nitrato como o alface e o espinafre auxiliam no processo de “relaxamento” arterial, reduzindo a pressão arterial. Mas será que o consumo regular efetivamente previne eventos isquêmicos fatais?

O estudo em questão acompanhou durante 15 anos mais de 1.000 mulheres com aterosclerose (placa de gordura depositada nas artérias) e suas respectivas dietas. O resultado foi que as mulheres com maior e mais regular consumo de alimentos ricos em nitrato menor foi a chance de um infarto fulminante.

Apesar de não provar por si só causa e efeito, o estudo mostrou um outro dado interessante – as mulheres com maior consumo de alimentos com nitrato tiveram o espessamento da placa na carótida reduzido em comparação com o grupo com menor consumo. Esses efeitos positivos foram vistos com apenas uma porção desses alimentos ao dia.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, July, 2017


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ