Você já ouviu falar em bisfenol

24 de fevereiro de 2019 por Temistocles Neto0

Você já ouviu falar em bisfenol A? Talvez não mas ele está presente em praticamente todos os produtos plásticos que você usa no dia a dia, como garrafas de água e embalagens. Mas por que isso é importante?

De acordo com diversas sociedades médicas pelo mundo (e no Brasil, pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) estudos sugerem que essa substância presente nos plásticos ao entrar em contato com nosso organismo funciona como um disruptor endócrino, um elemento que altera a forma como nosso sistema hormonal funciona. O dano porém pode ir além – há vários estudos associando o Bisfenol A à infertilidade, endometriose e câncer (de mama, por exemplo). O problema que parecia mais circunscrito às garrafas e embalagens (como tupperwares) pode ser bem mais extenso do que percebemos. Sabe aqueles recibos de caixas registradoras e de máquinas de cartão de crédito? Então, a tinta térmica utilizada é basicamente Bisfenol A. E o pior, como a sua transferência é térmica estudos apontam que a contaminação é mais rápida do que por outras formas.

No Brasil, a ANVISA proíbe a importação e fabricação de mamadeiras com Bisfenol A mas não para outros itens como as garrafas plásticas por exemplo.

Para reduzir sua exposição ao Bisfenol A, principalmente dos recibos, notas e vias de cartão de crédito, algumas dicas: .Solicite quando for necessário que o mesmo seja enviado por email;
.Operadoras de cartões de crédito oferecem confirmação das compras por SMS – assim a sua via da compra fica desnecessária;
.Para quem trabalha diariamente em contato com esses documentos, uma solução é usar luvas no trabalho.
.E a mais importante – manuseou algum recibo desses, lave as mãos.

Se você costuma pegar suas vias desses famigerados “papeizinhos”, é hora de repensar sua rotina!


Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *


logob

Sou formado desde 2010 pela Universidade Federal de Rondônia e moro em Brasília há 8 anos após ter vindo servir o Exército Brasileiro. Sou Servidor da SES/DF há 6 anos na função de Médico de Família e Comunidade/Clínica Médica, sendo função atual na SES.

Posts Recentes

© 2020 Dr Temístocles Neto. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: UPJÁ